sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Falta de oportunidade dos pobres

Que me desculpem os apologistas do racismo: esta matéria nos mostra que o problema de educação e de ascensão para vida melhor é, antes de tudo, problema da pobreza, e lógico, em um país que tem uma população tão grande de negros, ou afrodescendentes, isto acaba se tornando também um problema para este segmento da nossa população.

Posso falar por nós mesmos, 6 filhas/filhos de um motorista de caminhão, sem recursos à disposição, mas com boa base familiar aonde a educação era prioridade, estudando em colégio público, conseguimos nos formar - década dos anos 60/70, com nível superior alguns em faculdades particulares (tínhamos que trabalhar e estudar à noite) mas sem esmorecer.

Sei que muitos que lerem isto poderão não concordar com meu post acerca de não concordar com a apologia do racismo, mas entendo, e já postei muito sobre isto, que nosso problema para ascensão social e econômica passa por um programa sério de investimento, do estado, em educação desde a base até o segundo grau.

Só aí passaremos a dar oportunidade a todos os brasileiros independente de cor ou credo, com políticas de cotas para todos os que vierem oriundos das escolas publicas; o estado precisa realmente se posicionar para que o discurso saia da retórica e passe, realmente, para se tornar política de estado.

Boas escolas, ótima remuneração para os abnegados professores, investimentos sérios na base, e no ensino técnico, para que ao chegar à universidade o aluno possa desempenhar bem o estudo mais específico.

Não é dificil, basta que venhamos a eleger politicos sérios e comprometidos, sem priorizar ideologias, que devem estar no curriculum mas sem que escolas e professores façam apologias, para que os futuros brasileiros possam participar mais e melhor do mundo acadêmico e profissional.
Meu pensar.