Realmente este é um dos absurdos do STF mas o "deputado" precisava de um corretivo; falava demais e sem filtro nenhum. O problema, no meu entender, é que a câmara não deveria ter deixado passar em branco e deveria ter acionado o Conselho de Ética, mas só o fez após o ministro ter tomado à frente.
O histórico da câmara de não punir seus pares, temos muitos exemplos - deputado condenado dormindo na prisão e legislando, deputado pego com dinheiro na cueca sem ter sido molestado pelos seus pares, deputada legislando de tornozeleira eletrônica, enfim, se não trabalha vem outro poder, erradamente por se intrometer, e faz o trabalho sujo.
O deputado Daniel foi entregue pelo governo de bandeja, virou "boi de piranha" para acalmar o STF na sanha de punir congressistas.
Sinceramente acho que o Lira entregou de bandeja o Daniel para, lá na frente, quando tiver - se tiver, o julgamento em terceira instância do seu processo de desvio de dinheiro, e corrupção, no STF ser olhado com olhar benevolente da corte.
Este é o retrato do Brasil desconexo, de um país no qual os congressistas eleitos pelo povo facilmente se desconectam da dura realidade de ser honesto e probo.
Foi além da conta? Foi, mas como deixaram por conta de outrem, inicialmente, agora querem que o Conselho de Ética se reúna e dê a palavra final; não nos surpreendamos se a decisão for por uma suspensão de alguns meses do mandato passando uma borracha em tudo o que aconteceu.
Na verdade temos que ver a esperteza do ministro Alexandre que bateu em cachorro morto, bateu surra de cansação (como se diz aqui no Nordeste quando o corretivo é para doer) em quem já estava enchendo o saco na câmara e não tinha nenhuma força; este deputado estava em patamar bem abaixo do nivel de "baixo clero", ou seja, nada representava para o colegiado.
Muito difícil este momento político, mas se o congresso tomasse vergonha e iniciasse uma limpeza botando pra fora aqueles já condenados, ou em vias de condenação, talvez tirasse do STF a sanha de querer legislar e afrontar os políticos.
Quem dera que o senado começasse a fazer andar os vários pedidos de impedimento dos ministros do STF para intimida-los um pouco?
Conjeturas, lógico.
@Borba1948