Eu volto a escrever que este problema não é deste governo mas da estrutura que foi montada ao longo dos anos por todos os governos brasileiros, de todos os matizes.
Quem hoje defenestra o governo do PR Bolsonaro, se fizer uma pesquisa bem rasa na Internet vai ver que os governos do Réu Luis Inácio e da sra. Dilma também fizeram contingenciamentos bilionários nas verbas das universidades controladas pelo estado brasileiro; vejam a realidade antes de criticar, com razão só um governante.
O problema das federais está na autonomia dada sem controle no tocante à gestão financeira aos gestores (reitores); nada a ver com a idiotice de tornar as universidades arautos da esquerda.
Hoje a grande maioria das UF's tem em torno de 80% das verbas usadas para pagar a folha salarial e os benefícios concedidos ao longo dos anos, décadas de trabalho sem cuidar do objetivo maior, qual seja, educação e pesquisa.
Qual é empresa que se mantém tendo que gastar 80% das suas receitas em pagamento dos salários e benefícios?
NENHUMA!
Faltou gestão pura e simplesmente; ao longo dos anos foram sendo indicados gestores (reitores) que só se preocuparam com o aspecto político e de disseminar ideias e ideais, tanto à direita quanto, principalmente, à esquerda. O problema não é novo e não será de fácil solução a não ser que os novos gestores se preocupem em achar parcerias privadas para poderem levar a sério suas pesquisas, atualizarem seus laboratórios e bancarem, efetivamente, seu corpo docente.
Não podem, e não devem, exigir que o estado seja, sozinho, o responsável pelos destinos das universidades visto que o estado precisa de cuidar dos cidadãos com educação básica, principalmente, e com saúde, além é claro de infraestrutura.
Chega de serem irresponsáveis, chega de querer achar culpados pois a culpa sempre foi dos gestores.
O problema é de difícil solução sim, mas com um pouco de profissionalismo e de gestão bem feita todo este patrimônio físico e intelectual das nossas UF's pode ter realmente utilidade para os pagadores de impostos.
Meu pensar.
@Borba1948
