domingo, 26 de fevereiro de 2023

Futebol e país da impunidade

Campeonato Carioca - Botafogo x Flamengo 25/02/23 - Estádio Mané Garrincha - BSB

No jogo de ontem, Botafogo X Flamengo, o melhor foi a entrevista do treinador do Glorioso, o portuga Luis Castro, que deu uma aula de civilidade e bom senso.

Disse todas as verdades a respeito das atitudes e posturas do árbitro em campo, disse claramente que seus jogadores erraram ao afrontarem, e xingarem, o árbitro, classificou como esdrúxula a postura da PM com Batalhão de Choque no campo, enfim, disse para quem quisesse ouvir que nossos dirigentes são uns incompetentes. 

Em uma parte da fala disse, ser uma vergonha para nós brasileiros, ter aquelas imagens sendo passadas em outros continentes pois nos mostram como pessoas selvagens.

E não é que ele tem razão?

Ontem vimos pessoas invadindo o campo e sendo retirados tirando selfie, vimos depois de tudo acalmado entrar um pelotão da PM Choque que logo se retirou pois já estava tudo calmo; vimos ao final do jogo o mesmo pelotão entrando para proteger os árbitros depois do jogo.

Falou que não conseguia entender pois tudo o que  estava sendo feito deveria ser resolvido  na esfera desportiva e defendeu que todos os que fizeram errado fossem punidos esportivamente, até este ele mesmo, o que seria o lógico. 

Será que ele conhece realmente nossa justiça desportiva?

Será que ele conhece nosso STJD que não pune ninguém e, sempre que possível, alivia as penas aplicadas aos jogadores, árbitros e dirigentes?

Está realmente aí nosso grande problema; falta de punição para quem comete delitos esportivos, o que consagra, definitivamente todas as atitudes que ontem vimos no campo de jogo.

Além disto vimos um belo equipamento esportivo sem manutenção adequada, com falta de energia e sem acesso a internet  enfim  uma verdadeira "feira de horrores" que uma gestão mal feita pode proporcionar. 

Até quando?

Na verdade faltou ao treinador Luís Castro entender que está no Brasil, país da impunidade, país no qual a justiça além de leniente com os malfeitores não pune quem deve ser punido, país que proporciona aos malfeitores um campo fértil para continuarem com seus malfeitos e com seus crimes.

País que permite que um traficante considerado o maior da América do Sul saia da cadeia pela porta da frente, com ordens para se apresentar mensalmente ao juiz responsável, traficante este que risonhamente saiu e pegou seu para avião e se escafedeu sem que até hoje se saiba seu paradeiro.

País no qual a corte maior, o STF, modifica decisões por birra política dos ministros com outros juízes de infâncias inferiores e com políticos que lhes interessam; não julgam pelas letras da lei mas sim pelos seus interesses outros.

Vergonhoso!

Pobre Brasil!

O acontecido ontem no estádio de futebol de BSB só mostrou o quanto nossa sociedade está fora da realidade, fora da sintonia do que é certo, ou errado, o quanto nossa sociedade está corrompida em todos os niveis e poderes. 

Até quando?

Ontem, como já há muito tempo, senti vergonha de ser brasileiro ao ver, e ouvir, todas as palavras proferidas pelo treinador do Botafogo; me senti um verdadeiro selvagem e desprotegido. 

Muito triste Até quando?

Pobre Brasil!

Pobres brasileiros!

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 


terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A Bahia da ORCRIM PT e seus apaniguados

Infelizmente a prática é muito diferente do discurso.

Todos falam em ética mas na chamada "hora aga" vale o famoso "farinha pouca meu pirão primeiro".

Isto é por demais vergonhoso, se vier a acontecer, e, infelizmente, tem tudo para acontecer porque Rui Costa já teria garantido 34 votos enquanto o opositor, Tom Araújo, até este momento só 18 votos. 

Eu vejo que a esquerda que fala em acabar com privilégios, que prega moralidade (na verdade falsa moralidade), nunca se preocupa em ter quadros técnicos e com competência para os cargos; tudo é meramente político. Aqui vale mesmo ser chamada de esquerda caviar porque só se preocupa em ter privilégios.

A deputada Lidice da Mata, em entrevista para um site de notícias da Bahia, teve a desfaçatez de dizer que faz muito bem ter uma mulher naquele órgão de controle das financas municipais; nada contra ter uma integrante feminina no TCM-BA, mas desde que tivesse competência e qualificação.

Até Mário Kertésc, apoiador incondicional do lulismo aqui na BA, está "descendo a madeira" nesta atitude insana da liderança esquerdista no estado. 

Esta senhora, esposa do Rui Costa, não tem formação e nem conhecimento técnico para estar ocupando cargo de controle no órgão TCM da BA - órgão este que já é uma excrescência visto que só três estados no pais mantém este cabide de empregos de politicos que não se elegem ou de apaniguados.

É muito triste ver que este cargo está sendo leiloado para quem não tem competência e, pior, é um cargo VITALÍCIO!

Falamos tanto que Deus é brasileiro, mas acho que ele se cansou e deixou tudo na mão do capiroto. E olha que o capiroto vem administrando muito bem seu legado.

Tirou a ORCRIM do poder e entregou para o capo miliciano, e ao ver que ele, o idiota da rachadinha, era por demais incompetente entregou de volta para a ORCRIM, mas com novos integrantes.

O que fizemos nós para ter tão desastroso destino?

Quem souber me responda por favor!

Detalhe: o cargo ainda não está firme nas mãos do Chefe da Casa Civil (argh!) mas tudo leva a crer que ele irá levar a ex-primeira dama da BA a ser empossada e ganhar este rico dinheirinho - salário calculado em torno de R$ 39.000,00, até o fim da vida.

Triste Brasil!

Tristes baianos!

Tristes brasileiros!

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 

https://bahia.ba/politica/eu-nao-vejo-nada-demais-afirma-lidice-sobre-esposa-de-rui-costa-no-tcm/

sábado, 11 de fevereiro de 2023

O Feudo - Moniz Bandeira

E nós achando que aprendemos História nos bancos de escola!

A cada dia que leio mais um livro sobre a história brasileira convencido fico de que estamos no limbo do conhecimento; tudo no que aprendemos é superficial demais!

É preciso pesquisar, é preciso "chafurdar" na procura do que ler para melhor entender tudo o que aconteceu em nosso país, tudo o que foi vivido pelos desbravadores, todos, é bem verdade, com a anuência dos reis de Portugal que sabiam não ter condições para controlar, e manter, este achado "d'além  mar" e transformar aquela terra descoberta meste imenso, e continental, país.

Este livro, que conheci já há algum tempo, e não comprei em livraria na época, não me perguntem porque, voltou ao meu radar porque o redescobri em sebo, e acabei lendo e-book.

Valeu a pena!

Moniz Bandeira, baiano, professor de história e cientista político, soube bem relatar o quanto a Bahia foi importante na luta para não fragmentar o país quando, e depois, da independência de Portugal.

Recomendo!

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com