sábado, 29 de junho de 2024

Um homem feliz e realizado

O que alguém pode querer da vida a não ser felicidade e realização?

Não é tão difícil.

Cresci em um subúrbio do Rio de Janeiro, Piedade, terra de Pixinguinha e de um grande acontecimento, que está na história, quando lá se deu o embate entre Euclides da Cunha e Dilermano de Assis.

Vida pacata de estudante de escola pública, e de viver sem grandes problemas, crescendo pegando carona em bonde, e dando trabalho ao avô Carlos, que de sua alfaiataria ficava sempre pronto a puxar as orelhas deste escriba; e o pior foi que acabei levando minha irmã, e amiga, Amoa, MariaTereza Cristina de Carvalho Borba, figura de nome pomposo e de grande caráter. Sinto muito sua falta querida amiga e companheira nos folguedos e traquinagens por nós produzidos.

Mas o que quero escrever não só diz respeito a isto mas a tudo que se sucedeu com meu crescimento e vivência.

Crescemos apesar das dificuldades que tivemos pois nosso pai, José Maria, na família chamado de Borba, por isso  sempre fui chamado de Borbinha, era motorista de caminhão e não nos podia dar muito mais conforto, mas de certa forma não nos deixava faltar o básico. 

Nossa mãe, Clarice, Lila para todos nós, rígida em sua forma de criar os filhos, mulher que foi à luta, pioneira, trabalhando como telefonista em uma época na qual as mulheres eram só "donas de casa", e que pouca paciência tinha quando chegava em casa após retornar do trabalho, mas nos educou com os rigores da fé e da ética. 

Cresci, cometi alguns erros, demorei para encarar a vida de frente, mas em algum momento, como não poderia deixar de acontecer, me tornei homem. 

Nesta época, estudando à noite para fazer vestibular, acabei conhecendo alguém, que também vivia seus problemas, Maria de Lourdes, e acabamos por querer enfrentar, juntos, nossos "fantasmas", e nos acolhemos.

Logo veio nossa primogênita, Mabile, não me perguntem o motivo do nome, não sei explicar, para depois de seis anos chegar Paula e em seguida Carla.

Aí começa esta resenha.

Criamos nossas meninas dando o que melhor podíamos, passamos a todas nossos conceitos de vida, as vimos crescer como pessoas e profissionais, criaram suas famílias, e hoje convivemos com a nossa "segunda geração" de netas e netos.

Porque então o tema - Um homem feliz e realizado?

Simples: 

Feliz com cada uma delas, cada qual com seu jeito de ser, amorosas, companheiras, realizadas profissionalmente e que só  nos dão alegrias a cada dia.

Mulheres "alfa" líderes da matilha, profissionais de alta performance, que se realizam no dia a dia e são vencedoras. 

Tenho plena certeza de que muito disto vem da forma como foram educadas, lógico com erros e acertos, mas acima de tudo pelo exemplo de que o estudo e trabalho devem ser a mola mestra do sucesso.

Todas são vencedoras!

Isto é o que mais nos orgulha.

Independentes, geradoras de riqueza, profissionais competentes, mães exemplares, mesmo com todos os erros que porventura possam ter cometido, e que venham a cometer, pois são seres humanos, é claro, mas acima de tudo vencedoras!

Não me canso de agradecer por cada momento das nossas vidas, por todos os ensinamentos passados e, claro, por cada ensinamento recebido delas.

A vida é isso: dar e receber.

Sou feliz por poder vivenciar o sucesso de cada uma delas, realizado por saber que no futuro elas terão a mesma sensação, do dever cumprido, que temos, e de ter tentado, e realizado, os sonhos para o sucesso de seus filhos.

Sou realizado por ver que todas foram criadas para não serem nossas dependentes, para serem donas dos seus próprios destinos.

Manuela, Giovanna, Matheus, Camila, Francisco e Isabel, se espelhem nestes exemplos, para entender que sem suor e trabalho não terão sucesso.

Sejam felizes para lá na frente, em algum momento, poderem afirmar: sou feliz e realizado.

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Remuneração de prefeitos e vereadores

Outro dia, vi em um noticiário, na tv que uma cidade na Alemanha estava com dificuldade de encontrar um prefeito porque a remuneração era baixa, salvo engano um salário na ordem de € 1.800,00, o que não era suficiente para atrair interessados. 

Isto porque em cidades que não possuem renda suficiente o estado paga para alguém fazer a gestão, e paga valor pré determinado.

Já li também, que em condados americanos que não têm renda suficiente o prefeito não tem remuneração, presta serviços comunitários para atender às necessidades dos moradores (é claro que o mesmo tem suas atividades normais).

Enquanto isso, aqui no Brasil, país rico e de primeiro mundo, mesmo que o município não gere nenhuma renda tem seus prefeitos, secretários e vereadores recebendo altas remunerações  pagas pelo tal FPM - Fundo de Participação dos Municipios, entre outros recursos repassados pela União.

É bem verdade que estes recursos servem para diminuir as desigualdades regionais tentando promover o equilíbrio socioeconômico entre todos os entes federativos - estados e municípios, mas não deveriam, jamais, serem usados para remunerar, principalmente,  os  vereadores e secretários.

Tudo perfeito mas se o município não gera renda suficiente para se manter  então que prefeitos e vereadores não tenham remuneração, que tenham suas atividades particulares doando tempo para fazer gestão em prol dos munícipes.

Só que não é assim que funciona pois vereadores recebem vultosas remunerações e, pior, são eles que, mesmo sem ter receita gerada no município, determinam seus salários e dos prefeitos. 

Aí é  bom demais!

Não produzo riqueza mas digo o quanto quero receber!

Em um estudo feito pelo site irp8.org.br/revistarepublica/salario-a-vereadores, vamos ver que dos 181 países que fazem parte da ONU só o Brasil paga salário a vereadores; em outros existe o chamado cargo de "conselheiro municipal" que se reúnem em locais cedidos pela administração do lugar, discutem as ideias a serem implementadas e depois voltam para suas casas.

No Brasil tem municípios que remuneram em valores altos para que os edis se reúnam uma vez por semana para  em duas horas, decidirem o que fazer no município.

É ou não é uma maravilha esta jabuticaba brasileira?

Pobre Brasil!

Pobres são os brasileiros! 

Ou seriam "otários" os brasileiros?

Segundo consta, até 1977 só os vereadores das capitais recebiam remuneração pelos serviços de vereança, mas depois de fechar o congresso, e para fazer média com os políticos, o presidente Geisel estendeu a remuneração para vereadores a todos os demais vereadores em todos os municípios.

Como se diz aqui na Bahia, "deu-se a merda"!

Hoje, em qualquer município, vereadores recebem vultosos valores para pouco produzirem em prol dos munícipes e da municipalidade.

Verdadeira jabuticaba!

Pequena história de como gastar sem nada produzir, onerando o pobre do pagador de impostos (pobre mesmo porque aqui no Brasil os verdadeiros ricos pouco pagam de impostos) que fica a esperar que mais nada de oneroso possa ocorrer até que, ao acordar e ver que precisa de mais dinheiro, o governo, para pagar sua gastança, acaba por aumentar mais ainda a carga de impostos.

Pobres brasileiros!


@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Mais uma no cravo e na ferradura

Governo propõe desconto de 50% em multas das empreiteiras da Lava-Jato - O Globo de 18/06/24 - coluna da jornalista Renata Agostini

Isso está mais para FEBEAPA - Festival de Besteira Que Assola o País, título de famoso livro do Stanislaw Ponte Preta, Sérgio Porto, na época da ditadura militar, um FEBEAPA atual porque este novo/velho governo petista diz que quer taxar os ricos e aumentar os impostos para eles. 

Estes valores foram acordados pelos donos das empresas que corromperam o sistema com muitas fraudes e quando da Lava Jato foram condenadas a pagar indenizações; nada disso tem a ver com ações dos procuradores e juizes da Lava Jato porque foram propostos pelos próprios incautos para se livrar de penas maiores. Ou será que não houve corrupção nas obras do chamado caso Petrolão?

Porque será que agora o governo propõe redução nos valores já acordados e avalizados pela própria PGR?

Zorra!

A cada dia mais acho que vamos continuar a ser a República de Bananas já tão cantada em versos e prosas.

Lembram daquela famosa canção do genial Chico Buarque "Vai Passar"?

Diz ele em alguns versos:

"Dormia 

A nossa pátria-mãe tão distraída

Sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações ...........

Seus filhos 

Erravam cegos pelo continente 

Levavam pedras feito penitentes 

Erguendo estranhas catedrais".

Chico, que acaba de completar 80 anos, em sua genialidade traçava um retrato de parte de corrupção que havia naqueles governos (tinha até um ministro famoso que era conhecido como10%) porém aquele retrato hoje está sendo avivado de forma muito ativa e, o governo que se diz "ser cuidador dos pobres" simplesmente subtrai em tenebrosas transações os valores devidos por aqueles corruptores.

Pobre Brasil!

Mal sabíamos nós que no futuro, aqueles que se diziam nobres de caráter, nobres de ética e limpos de corrupção se transformariam nisto que aqui está. 

Pobres brasileiros que acreditaram nas palavras ditas e proferidas pelo governante atual, que em algum momento da política até foi chamado de "sapo barbudo", seja lá o que isto significava, quando o maior esquerdista deste país, à época, Leonel Brizola assim o denominou em um debate; será que ele já sabia do futuro?

Bilhões e bilhões de reais estão a ser surrupiados do nosso caixa para aliviar o bolso de corruptores e corruptos; resta saber quando será que os ministros do STF vão mandar devolver o dinheiro trazido pelos próprios corruptos agentes do Petrolão.


@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 

terça-feira, 18 de junho de 2024

Aonde vamos parar?

Como se não nos bastasse a ditadura do judiciário agora temos um Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a querer impor sandices e anistia a quem faz mal uso do dinheiro público. 

Na semana em que este senhor, que se diz político, tentou criminalizar todas as mulheres que porventura sofressem abusos sexuais, com estupro, a terem penas maiores do que seus algozes tenta, desta vez, anistiar quem verdadeiramente nos assalta através das verbas do Fundo Partidário. 

O pior de tudo isto é que nesta mesma semana, por ação da PF, foi preso o presidente do Partido Solidariedade, que estava a desviar dinheiro para seu uso pessoal - R$ 36,0 milhões, e de seus comparsas.

Será que esta ação de pautar na calada esta inominada PEC tem algo a ver com este fato?

Eles, se acham donos do país e se dão ao direito de fazer proposições esdrúxulas que só beneficiam a eles, nada em prol dos pagadores de impostos, os verdadeiros "otários" que os sustentam.

Até quando vamos ter que suportar isto?

O presidente Luis Inácio gritou contra a lei do aborto, mesmo afirmando ser contra o aborto, mas entendeu que era desproposital tudo aquilo, mas será que vamos vê-lo gritar contra este assalto?

É preciso lembrar que o PT está apoiando esta PEC da Anistia!

Até quando vamos ter corruptos promovendo leis e anistiando seus pares também corruptos?

O que fizemos nós, os brasileiros, para termos somente vigaristas e bandidos a legislarem para se beneficiar?

É muitíssimo triste ter que conviver com estes senhores no poder e, pior, não conseguirmos ver, em um futuro próximo, uma porta de saída deste mundo cruel em que vivem os brasileiros.

Nos falta saúde, educação, segurança, infraestrutura e emprego, mas sobra corrupção, desonestidade e, acima de tudo, vergonha para nossos políticos. 

Até quando?

Sou totalmente contra ditadores ou caudilhos, mas será que não conseguiremos através da nossa ainda imberbe democracia nos livrarmos destes cânceres, destas células mortíferas que invadem sem a menor cerimônia nossa democracia?

Até quando?

Parece que nosso sistema político está eivado destas células malignas tanto no executivo, legislativo e judiciário, por tudo o que vemos e nos é apresentado.

Ministros do STF se locupletando às vistas de todos nós, não precisam das "sombras" pois se acham tão poderosos que fazem suas falcatruas à luz do dia; deputados e senadores da mesma forma não se preocupam em esconder suas más intenções e nosso presidente fala que "politico mesmo ladrão tem que encarar o povo e pedir voto": vejamos que ele não afirma que político ladrão tem que ser preso. 

Infelizmente esta é  a nossa realidade.

Só nos resta pedir que Deus se apiede de todos nós, os brasileiros.

Meu pensar.


@Borba1948 

ceborba@hotmail.com 


sexta-feira, 7 de junho de 2024

Vida de avô

Senta que lá vem história!

Há pouco tempo fui questionado por minha neta Giovanna, que eu carinhosamente chamo de "negona" - isso tem uma explicação que nos tempos de hoje pode até parecer não ser  politicamente correto; vida difícil nos tempos atuais. O questionamento foi porque ela achava que eu nunca havia escrito resenha sobre ela especificamente. 

"Meu vô, você nunca escreveu nenhuma resenha para mim, já escreveu sobre minha irmã e meu primo Matheus", que chamo de Migão (tem motivos para isso).

Fiquei incomodado porque não existe nenhuma diferença entre qualquer dos netos que já são seis, por coincidência dois de cada filha.

Não me perguntem porque hoje faço esta resenha, nem eu mesmo sei o motivo, talvez tenha sentido vontade de escrever sobre esta pequena joia que é Giovanna, nossa Nanna.

Carinhosa ao extremo, preocupada com cada um de nós, atenciosa, sempre disposta a ser útil mas acima de tudo ciumenta. 

Às vezes me vejo sorrindo, por nada, quando recebo uma ligação de minha "negona" só para dizer: "vô tô com saudade!".

Não tem dinheiro que pague estas palavras!

Giovanna Borba de Carvalho, neta em dose dupla se lembrarmos que meu nome é Carlos Eugenio de Carvalho Borba!

Nos surpreendeu quando aprovada que foi na seleção do vestibular para medicina, com excelente colocação na melhor faculdade de medicina de Salvador, a Baiana, e que logo demonstraria sua capacidade sendo, ainda no início do curso, elevada a função de monitora demonstrando toda sua capacidade para exercer a profissão, e liderança, a que se propôs. 

Nanna, como a chamamos, nos mostra a cada dia todo o seu potencial, dedicação e resiliência no seu projeto de vida.

Dedicada ao extremo, sofredora das suas incertezas mas, acima de tudo focada nos seus objetivos; não temos a menor dúvida que sairá formada com louvor e com excelência. 

Nanna, não me pergunte o porquê de "resenhar" sobre você hoje, acho que foi simplesmente porque senti saudades.

Você Nanna, nos ilumina com sua perseverança, nos mostra que mesmo sendo difícil o caminho podemos torná-lo mais suave quando fazemos o que queremos, e nos propomos, com dedicação e amor.

Você Nanna, é uma vencedora nata, é daquela estirpe de pessoa que mesmo sabendo que é difícil não desiste, mesmo sabendo que pode ser impossivel vai tentar, não vai se abater nunca.

Filha de Mabile Borba, sobrinha de Paula e Carla Borba guerreiras alfas que mesmo se tivessem dificuldades nunca desistiriam.

Você é estrela brilhante neste céu estrelado, de poucas estrelas nascentes, mas com brilho para iluminar qualquer sistema, principalmente a todos os que orbitam ao seu redor. 

Não tenho palavras para descrever o quanto abençoado somos todos nós, eu e Lourdes, por termos formado esta família, com seus defeitos e virtudes, é claro, mas quando olhamos para o futuro sabemos que ainda vamos escrever muitas resenhas sobre nossos netos, sobre suas virtudes e vitórias, pois sei que todos vocês têm a marca do sucesso estampada em seus corpos.

Vocês são todos vencedores!

Nanna, te amo, e tenho imenso orgulho por ser seu "vô" e poder expressar  tudo o que sinto em tão poucas palavras.

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com