terça-feira, 1 de outubro de 2024

O governo, a amazônia e as ong's

Em um vídeo da CPI das ong's na Amazônia, que circula na internet, vídeo este do ex-ministro de governos petistas Aldo Rebelo, ex integrante do PcdoB, incluso os anteriores deste nosso atual presidente, o ainda Réu Luis Inácio, ele descreve o horror em que vivem os amazonenses, trabalhadores e indígenas (ou povos originários como queiram).

Ele que escreveu um livro sobre este assunto (já comprei e estou aguardando chegar) - Amazônia - A Maldição de Tordesilhas 500 anos de cobiça internacional, e pela sinopse que li, retrata de forma real, e cruel, como estado tem tratado nossa maior riqueza, tesouro este cobiçado pelo países que já exauriram suas florestas e agora avançam para querer internacionalizar este grande pedaço do nosso país.

O pior de tudo é o avanço que as ong's estrangeiras protegidas pelo governo brasileiro a cada dia mais avançam e criam dificuldades para que a Amazônia possa ter uma ocupação seletiva sem que o governo central as ignore. 

Quando o STF demarcou a terra indígena conhecida como Raposa Serra do Sol, tirando os fazendeiros que lá estavam a plantar a terra com alta produtividade, e repassou para os povos originários que lá habitavam começaram a ter sérios problemas de conseguir se alimentar pois não produziam como os antigos "grilheiros" e tudo acabou se deteriorando, tudo foi perdido inclusive a capacidade de gerar riqueza.

Hoje a grande maioria daqueles povos tem a terra mas vivem ainda das benesses dadas pelo governo embora estejam assentados em cima de terras ricas e produtivas; vivem de cestas básicas para se alimentarem visto nada produzirem.

É muito triste ver que as ong's que lá estão não trabalham para dar melhor condição de vida àqueles povos que não usufruem de nenhuma melhoria como saneamento, escolas, infraestrutura para se locomoverem e saúde.

Vemos sim alguns discursos de deputados indígenas eleitos gritando contra a situação a que estão expostos seus pares sem nenhuma infraestrutura reclamando contra o governo que parece fazer questão de deixar que eles vivam na miséria sendo explorados pelas ong's que lá estão só para receber as dotações que vêm do exterior e são controladas pelo governo central do Brasil.

Uma história triste de povos originários que, pelos visto, nunca terão de verdade a posse daquelas terras para poderem viver decentemente.

Este é o nosso país!

ceborba.blogspot.com