Vejam, não sou apologista de político e tampouco tenho político de preferência mas o exemplo que o Zema deu em MG deveria ser seguido em todo no Brasil.
Zema não usa o Palácio do Governo - vejam que embora sejamos República mais parece que somos várias reinos com seus Reis e Imperadores morando em palácios com toda a mordomia e com suas cortes orbitando ao seu redor.
Zema foi morar em sua própria residência, transformou aquele Palácio em um museu, transferiu os três aviões que serviam ao governador para uso do estado apenas, acabou com um batalhão de mordomos, cozinheiros, pajens e outros que nada faziam a não ser atender seu "Rei" no Palácio.
É claro que isto não nos leva a defendê-lo de tal forma que seja ele o melhor candidato a presidente mas nos mostra sim que pode existir uma outra forma de cuidar do dinheiro público e dar mais valor aos impostos arrecadados dos contribuintes
Temos 27 estados e um DF, portanto 28 palácios, 28 TJ's, 28 AL's, 4 TS's (tribunais superiores) e um STF além centenas de secretarias de governo, fora os ministérios, enfim milhares de carros com seus motoristas, milhares de assessores que poderiam render bilhões de recursos aos país caso suas mordomias não existissem. A pergunta maior: porque secretários, ministros, desembargadores não podem usar seus próprios carros para se locomoverem? Vejam, não estou considerando nem o transporte publico no país porque não funciona adequadamente; porque têm eles que ter carros de modelos top de linha a um custo exorbitante para a compra e para manutenção?
Isto é uma pequena amostra do que precisa ser repensado em nosso dia a dia para que o estado sirva realmente a quem deve servir, o povo, os contribuintes, e não a poucos que prevaricam e constroem suas benesses ao seu bel prazer.
É difícil devido ao tamanho do país com suas imensas diferenças culturais? Sim, não é fácil mas bem que poderíamos ter apenas isto em mente quando temos que cobrar dos políticos para que representem, realmente, os interesses de cada eleitor.
Que tenhamos o voto distrital real para que possamos estar mais próximos e poder cobrar dos políticos maior afinidade e presença junto aos seus eleitores, principalmente dos vereadores, aqueles que mais próximos estão dos problemas das cidades e, logicamente, dos contribuintes/povo.
Seria, quem sabe, um bom começo e caso aprovado, modelo a ser usado em eleições para deputados estaduais, o que iria baratear o custo das eleições nos Estados acabando de vez com os malfadados fundos eleitoral e partidário.
Será que um dia isto pode mudar?
A conferir em um futuro que pode estar proximo ou pode estar inalcançável.
Abaixo segue um link de uma reportagem da CNN acerca de como é a vida dos políticos na Suécia sem mordomias, simplesmente estão para servir e não para serem servidos pelo estado.
@Borba1948
ceborba.blogspot.com
https://www.youtube.com/live/kQqi-oZ3HKU?si=IMvzLrgWpqCOV6_7