sexta-feira, 11 de julho de 2025

Luis Inacio, Trump e as suas loucuras

Quando escrevo que os políticos brasileiros já não são confiáveis tento manter coerência em tudo o que posto.

Quando Luis Inácio estava preso e vieram governantes de outros paises visitá-lo foram criticados pelos políticos não esquerdistas brasileiros porque estariam se intrometendo na soberania do país, o que tem coerência.

Mas ao mesmo tempo em que criticavam, quando lhes é do interesse, apoiam quando está a favor.

Isto está ocorrendo agora com a atitude insana, é claro, do presidente Trump ao se imiscuir na política brasileira e falar sobre Bolsonaro, o que levou o presidente Luis Inácio a desancar e clamar por ingerência na soberania brasileira a fala do Trump.

Ele esqueceu da sua postura nada democrática ao ir a Argentina e se por ao lado de uma condenada, Cristina Kirchner, clamando por sua libertação e criando mal estar diplomático com o governo daquele pais, mesmo porque foi totalmente frio quando do encontro com o presidente Milei.

Qual a diferença?

Não bastasse isso, assinou uma declaração junto com o países que compõem o BRICS, criticando os ataques dos USA e de Israel ao Irã, país mais do que conhecido como protagonista do terrorismo no mundo, principalmente contra o povo israelense.

Como a Rússia e o Irã fazem parte deste grupo econômico nenhuma declaração acerca dos ataques terroristas feitos pelo Irã e tampouco dos ataques russos a população civil na Ucrânia.

Lógico que isto iria irritar o presidente americano, e deu no que estamos a ver agora.

Sanções econômicas contra o Brasil e declarações estapafúrdias do louco Trump contra a independência do sistema judiciário brasileiro; até aí nada demais pois cada um fala o que quer, e bem entende, mas o presidente do Brasil ao tomar posições totalmente antagônicas aos interesses americanos e ao apoiar governos terroristas como o iraniano, apoiador inconteste do Hamas, Hezbollah e do grupo terrorista dissidente no Iêmen, ao apoiar as ações de guerra suja da Rússia contra a Ucrânia poderia esperar o quê?

Lembremos da eleição de Trump: o governo brasileiro, não se  prontificou a ir visitar o novo mandatário estadunidense como fizeram os presidentes da Índia e da África do Sul, só para lembrar de dois dos participantes do BRICS; procurou sarna e agora nós vamos nos coçar.

Vamos lembrar de países que em algum momento condenaram as ações loucas de Israel na Palestina nunca entrando em confronto de palavras, e diplomaticamente, com o governo americano, mesmo os fiéis aliados de sempre, Inglaterra e França.

Ele, o Luis Inácio, ao se alinhar politicamente com governos terroristas e inimigos declarados dos USA vai esperar qual posicionamento?

É claro que podemos não aplaudir, como grande parte do mundo faz, as atitudes e declarações do louco Trump, mas temos condições, como a China, de bater de frente? Somos tão independentes assim econômica, industrialmente e politicamente dos grandes players da economia mundial?

Esta guerra ideológica proposta pelo governo brasileiro só pode nos levar pelo caminho que estamos trilhando neste momento, e o presidente Luis Inácio, refém está destes loucos "idealistas" que o governam, ou influenciam, mas nas suas loucuras não veem com clareza para qual terreno minado nos levam.

Agora só nos resta reclamar, tomar atitudes de retaliação e aguardar o que o futuro nos dirá tanto no aspecto econômico quanto político. 

E o pior de tudo é vermos políticos em ascensão, e com pretensão de disputar a presidência, usarem este momento para criar mais problemas ainda, bem mais do que precisamos, como no caso do Tarcisio. 

Bolsonaro arrotar besteira não é novidade, mas agora bate palmas para as sandices do Trump e não vê que isto só o prejudica mais e, com certeza, mesmo se não estivesse inelegível, a quantidade de votos que já perdeu não o leva mais a qualificar ninguém a ser vitorioso nas próximas eleições. Cometeu o mesmo erro de quando ainda estava presidente, e tinha tudo para eliminar de vez o capo da ORCRIM PT da política brasileira, porém se achando o "rei da cocada preta" tanto fez que nem conseguiu se eleger e ressuscitou quem já estava morto politicamente; um energumeno!

Estamos ficando acuados economicamente e politicamente e prestes a não encontrarmos uma luz no fim deste beco escuro.

Brasil First!

Meu pensar.

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 


Nenhum comentário:

Postar um comentário