quarta-feira, 27 de março de 2019

América do Sul perigosa

Infelizmente a América do Sul está entrando em uma espiral que pode levar a uma guerra civil na Venezuela que, se vier a acontecer, pode levar toda a região a entrar em conflito.
A ação da Rússia em enviar um general importante, soldados especializados que se juntam aos cubanos que lá estão, já há muito tempo e dão suporte de segurança, e conta-informação, ao Maduro, fatalmente irá levar a uma escalada bélica na região que, muito provavelmente, pode fazer com que os países limítrofes acabem sendo contaminados.
Ninguém quer uma guerra civil aqui na região mas com os EEUU forçando a barra para deposição do Maduro e com a Rússia, junto com Cuba, tomando posição para manter o governo tudo pode realmente acontecer.
O pior cenário, além é claro da possível guerra civil na Venezuela, será uma escalada armamentista para compra de armas por Brasil, Colômbia, Peru e outros países de forma que não fiquem em posição de inferioridade com a Venezuela.
De um lado os EEUU querendo vender armamento as países alinhados e a Rússia e China querendo conquistar um novo mercado e despejando armas e "consultores" militares; se acontecer vai ser aberta uma nova fronteira de desgraças e selvageria.
Que Deus nos proteja.
cecborba@gmail.com
@Borba1948

terça-feira, 26 de março de 2019

Vida que vai


Relembrando um escrito de 2009.05 sobre netos

Nesta semana que passou mais uma vez vi como a vida, apesar de todas as dificuldades que possamos ter, nos reserva momentos maravilhosos.

Ao chegar na casa de minhas netas, é evidente que a casa não é de minha filha e nem do meu genro - é das minhas netas, após ser recebido com os carinhos habituais, às vezes até meio ácidos pois afinal ninguém é obrigado a estar sempre de bom humor, uma das minhas netas, Manuela, me chamou no quarto e me passou uma folha em que haviam muitos escritos e desenhos.

Qual não foi minha surpresa, mais uma vez, ao receber uma folha de papel cheia de desenhos e com uma frase escrita. Porque a surpresa? É simples, porque vindo de uma criança tudo pode nos surpreender, uma fala, um carinho em um momento que não esperamos, uma reprimenda – criança também nos dá reprimendas, broncas, e de repente, não mais que de repente, você recebe uma folha toda desenhada com corações, de diversas cores, e uma simples frase – VOVÔ TE AMO.

Quem imagina que exista maior declaração de amor do que uma dita, ou escrita, por uma criança em sua pureza, com toda a sabedoria infantil, cheia de respostas à tudo e a todos; não é verdadeiro, é simplesmente algo maravilhoso, é um diamante em seu maior grau de pureza, e dureza, esta sinceridade. Afinal ninguém pediu, ela simplesmente explicitou aquilo que é o seu sentimento.

Aí me pergunto porque, nós adultos, temos vergonha de expor nossos sentimentos, nossas verdades mantendo-nos sempre em guarda para que ninguém saiba o que sentimos.

O que nos faz pensar que ao afirmarmos nossos reais sentimentos nos tornamos frágeis? Na verdade, com certeza, isto não ocorre com todos, mas o que vivenciamos é que em sua maioria, nós, os seres humanos, animais superiores, dotados do maior dom, qual seja, a capacidade de discernir sobre o que é certo ou errado, únicos no reino animal, não temos capacidade de sermos sinceros com nossos pares.

Quando estamos em nossa labuta diária, exposto que ficamos aos problemas corriqueiros dos nossos dias, observamos o quanto de dúvidas e de incertezas que se fazem presentes em nossa labuta diária.

É, com certeza, precisamos rever nossos conceitos para evitar que soframos com nossos problemas que são, na verdade, tão pequenos diante das necessidades que neste mundão de Deus muitos outros seres humanos têm, e de uma dimensão muito maior – fome, miséria, solidão, desamor e falta de fé.

cecborba@gmail.com
@Borba1948


O Brasil do PT - As incongruências do nosso governo e do Ministro da Justiça

Só para relembrar um escrito de 2016.01



Nos últimos dois anos me impressionam as atitudes do nosso governo e do Ministro da Justiça no tocante às denúncias de corrupção que grassam em todas as esferas do governo.

O que mais me impressiona é que, apesar de todas as denúncias (embora ainda exista no Brasil muito denuncismo) de corrupção no governo através das atitudes do partido governista, o PT, ainda assim o governo não se rendeu a querer apurar tudo, muito pelo contrário, tentou de todas as maneiras bloquear as tentativas de apuração através de ações que este mesmo partido sempre condenou.

Estas ações diversionistas e fisiologistas promovidas pela cúpula e pelas lideranças do governo, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado nos levam a repensar todo o apoio que nos foi pedido e foi dado através do voto.

Vejam que relendo nossa história recente, da era Collor de Mello, quando em manobra política realizada
pelo povo através dos estudantes, os “caras-pintadas”, que nos deram exemplo de democracia, cidadania, atitude política e que levaram a ação de pedido de “impeachment” daquele governante, o que foi conseguido através de ação promovida por cidadãos da mais alta linhagem política e do direito, causídicos de estirpe, deste país como  Evandro Lins e Silva, Miguel Reale Jr e Fábio Conder Comparato, nos surpreende que membros ativos deste governo como o Ministro da Justiça, Márcio Thomás Bastos, continuem apoiando estas tratativas e descaminhos.

Relendo um livro de depoimentos feitos ao CPDOC da Fundação Getúlio Vargas – O Salão dos Passos Perdidos, por Evandro Lins e Silva, um dos maiores expoentes do direito deste país, no qual temos um relato de sua vida pessoal, profissional e política, ele nos conta como foi todo o processo para a ação do impeachment.

“Quando surgiu a idéia do impeachment, os textos iniciais da petição foram feitos em São Paulo. Do primeiro grupo que produziu um texto eu não posso fixar quem fazia parte. Depois houve um texto do Fábio Konder Comparato e um outro do Miguel Reale Jr. Recordo-me que houve uma reunião em São Paulo na casa do Márcio Thomás Bastos, em que talvez houvesse uns 20 advogados presentes, onde se discutiu esses textos (grifo meu) .........Aquele grupo de advogados estava concentrado ali, por inspiração da OAB e da ABI, a Associação Brasileira de Imprensa, para encontrar uma maneira de propor o impeachment.

Mais à frente, quando fazia o relato já do processo ele explica porque dispensou o depoimento de Paulo Cesar Farias:

“....Eu tinha lido na Veja uma entrevista do PC Farias dizendo que o Collor era um ingênuo, inteiramente desinteressado de bens materiais, de dinheiro, era um homem que não sabia nem fazer um cheque, portanto, inocentando o Collor. Logo pensei: está aí a trama entre eles.O depoimento do PC Farias vai ser, perante a nação, um panegírico, um elogio do Collor. Collor vai ser apresentado como um homem inocente, fora de qualquer ação.”

Será que isto tem a ver com o momento atual do nosso Presidente quando afirma que “eu não sabia”? É a história que se repete e nos leva a imaginar que o sonho acabou.

Porque será que todos aqueles que lutaram tão bravamente contra aquele “status quo”, aqueles momentos que, de certa forma, turvaram a nossa tão recente história de democracia plena e completa, se tornaram tão óbviamente retrógrados?

Espero sinceramente que esta aventura do PT não nos leve ao desalento de acreditar que para nós brasileiros o Brasil não tem saída.

Carlos Eugenio Borba
Salvador - Bahia
cecborba@gmail.com
@Borba1948



segunda-feira, 25 de março de 2019

O Presidente Bolsonaro e o nefasto guru

O nosso presidente precisa definir o que que ele quer para o país: manter este senhor Olavo (um perfeito idiota) como "guru" do governo e se indispor com a cúpula militar que ele, o presidente, mesmo colocou como sua garantia de segurança em atitudes, e posturas, ou dar um basta nas interferências que este senhor, que se diz "filósofo", faz no governo através de palavras, como disse o Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Alberto dos Santos Cruz, "com linguajar chulo, com palavrões, inconsequente, o desequilíbrio fica evidente".
Não entendemos a insistência do nosso Presidente em manter esta linha de contato com este senhor, levando-o inclusive a ser tratado com tantas honras em sua curta passagem pelos EEUU, convidando-o para jantar e outros rapapés.
Abra seus olhos Presidente Bolsonaro pois, com certeza, já existe uma tênue linha de indisposição dos seus ministros que vieram da caserna, todos até o momento com posições e posturas de democratas rejeitando qualquer possibilidade de crise nas instituições das forças armadas, com estas atitudes suas e de seus "meninos maluquinhos" que se divertem com o poder que estão tendo. Já passou da hora do senhor enquadrar estes filhos tanto quanto de o senhor se afastar deste pseudo filósofo, que nada tem de diferente dos "filósofos" que borboletavam ao redor dos governos petistas, Marilena Chauí e Márcia Tiburi, inclusive com o linguajar chulo e falatório de sandices e discursos ofensivos.
Acorda Presidente!
Afasta de ti este cálice amargo!
cecborba@gmail.com
@Borba1948

Sobre este site

MSN.COM
‘Olavo tem desequilíbrio’, diz ministro general após crítica a militares

quinta-feira, 14 de março de 2019

Os matadores de Marielle e Luiz Inácio

Sei que vou causar polêmica mas gostaria de saber o que os da esquerda pensam sobre a prisão dos bandidos que mataram a Marielle e o motorista Anderson.
Até hoje gritam para todos ouvirem que querem o Luiz Inácio livre por ter sido condenado, na visão deles é claro, sem provas materiais só através de denúncias e provas imateriais.
Antes que pensem que minha visão mudou quero deixar bem claro que sou totalmente credo tanto na culpa do Luiz Inácio quanto na culpa dos dois facinoras que mataram tanto a Marielle quanto o motorista Anderson; que fique bem claro meu pensar.
Na grita pela liberdade do sr. Luiz Inácio, com o argumento da "falta de provas" a minha pergunta é se vão também gritar pela soltura dos elementos que assassinaram a vereadora e seu motorista. Quero saber se terão coerência no discurso, visto que a prisão dos dois malfeitores deu-se em razão de provas imateriais e deduções, e clamarão pela liberdade deles, o que daria à esquerda total credibilidade; até eu passaria a clamar pela liberdade de todos.
Vamos observar, e ver, se realmente a esquerda tupiniquim está à altura de todo o discurso que tem sido gritado. Não me venham criticar, por favor, alegando que estou insensível, que foi um crime hediondo (no que concordarei, evidentemente), que os crimes cometidos pelo sr. Luiz Inácio não o são, com o que não concordarei, evidentemente, visto que os bilhões que nos foram tomados de assalto pela esquerda e que mataram milhares de brasileiros que ficaram sem assistência médica, pela falta de equipamentos e remédios, pela falta de transporte e merenda nas escolas - o que matou com certeza milhares de sonhos infantis e levou milhares de crianças para a sargeta do desconhecimento e da educação, etc, etc.
O debate está aí, e vamos aguardar pelas possíveis contestações, se é que virão, mas deixo mais uma vez meu sentimento de que estes dois facínoras paguem com muitos anos de prisão e que se consiga chegar aos mandantes, se é que existem, visto que também não acredito que tenham sido dois lobos solitários; para meu entendimento estes dois são matadores profissionais que foram muito bem remunerados pelo "trabalho" que realizaram.
cecborba@gmail.com
@Borba1948