quinta-feira, 28 de maio de 2020

João Bom-Senso

Esta semana, mais precisamente ontem, 27/05, lendo alguns dos absurdos produzidos por membros dos três poderes, quiçá do judiciário e do executivo, me lembrei, lá longe, da Fábula dos Porcos Assados, a qual em meus estudos de administração fui apresentado.

Naquela fábula logo após os homens terem comido porcos assados depois de um incêndio na floresta, foi desenvolvido um sistema complexo para que os do povo pudessem comer seus porcos assados e quando alguém, sr. João Bom-Senso, propôs um sistema mais simplificado e com melhor metodologia não foi entendido e foi severamente repreendido e sumiu. Dizem que daí teria surgido o tão famoso dito “falta de bom-senso” quando alguém comete uma ação, ou atitude, sem noção.

A analogia que faço é deste momento político pelo qual estamos passando, momento este no qual está faltando o sr. Bom-Senso, por tantos quantos estão envolvidos nas querelas políticas deste momento em nosso país. Do PR Bolsonaro, passando pelos ministros de estado, pelos filhos de sua excelência, pelos apoiadores, quiçá até seguidores apaixonados, que ao se referirem aos outros poderes só o fazem de forma queixosa e grosseira, tanto no aspecto político quanto no aspecto de educação.

O pior deste momento é o tão discutido, e controverso, inquérito das fake news iniciado por ação do Presidente do STF, Dias Tóffoli, inquérito este que a grande maioria dos juristas deste nosso país acredita estar em desacordo com as regras constitucionais visto que, segundo estes juristas, não poderia caber ao STF a condição de propor, fazer as diligências e julgar; nesta condição estaria este inquérito viciado.

O PR Bolsonaro, que não tem nenhum bom-senso, vai para a rua e começa a desancar os ministros vociferando impropérios, que são de uma total falta de elegância (para dizer o mínimo) e também de educação; claro que ele está respondendo a algo que já iniciou errado pelo STF e que jamais deveria ter sido proposto pelo presidente Tóffoli que só o fez por vaidade e por achar que o STF estaria acima de qualquer outro poder. Deu no que está dando!

Não satisfeito o mesmo STF propõe em ação iniciada – esta é a forma correta, pela PGR, que seja disponibilizado um vídeo de uma reunião do PR Bolsonaro com ministros de estado, que deveria ser sigilosa, na qual o ex-ministro Sérgio Moro disse ter sido feita uma afirmação pelo presidente de interferência na polícia federal e aí, como dizem os baianos, “deu-se a merda” pois além de mostrar as falas relativas ao caso, inclusive expondo o PR com utilização de palavras chulas e inconvenientes, deixou para que todos vissem falas destemperadas de ministros que ao se referirem aos da suprema corte o fazem de forma chula e agressiva. Não deu outra, o ministro Alexandre de Moraes mandou a PF ouvir o ministro da Educação, ou seria da deseducação, o sr. Abraham Weintraub para que o mesmo possa explicar o dito de que “os ministros do STF deveriam ser todos presos”; um erro sempre levando a outro erro.

No dia seguinte tanto o destemperado presidente do Brasil como o não menos deseducado filho, Flávio Bolsonaro, desandam a vociferar impropérios levando o que seria um simples desacordo de ideias a se transformar em um grande problema institucional.

Sinceramente não sabemos aonde isto vai parar, só sei que se ninguém tiver um olhar mais holístico, olhar este que veja o todo e não somente os interesses individuais podemos acabar com um grande e intenso terremoto, em escalas inimagináveis, na nossa tão insipiente democracia; é preciso que o governo recheado de militares seja controlado a pensar como civis que são, que os ministros de estado não sejam só marionetes nas mãos controladoras do presidente e que ele, o PR Bolsonaro, tenha humildade para poder controlar os loucos seguidores, inclusos aí os filhos e controle o tom para que não tenhamos que nos preocupar se amanhã teremos que esperar um regime de força e nos rebelarmos.

Já basta de golpes de estado!

Já vivemos tantos deste a tomada do poder do Imperador pela elite da época que buscou a força necessária no exército e acabou por proclamar a república, em 1889, o primeiro, até o de 1964, o oitavo, que nos revelou a ditadura militar; é necessário que os nossos militares, que não fazem guerra porque somos por natureza um povo pacífico, se lembrem da nossa constituição - Art. 142, que determina de forma clara qual deve ser a postura e atitudes das forças armadas, qual seja a de defender a democracia e nunca mais operarem golpes para, de forma canhestra, avalizarem nosso sistema de governo.

Golpe de estado JAMAIS!

@Borba 1948



sexta-feira, 22 de maio de 2020

A idiotice dos ativistas bolsonaristas

Nós lutamos contra o ativismo da esquerda que produzia aberrações contra os profissionais da imprensa e, para tanto, temos que lembrar do episódio no RJ, em 2014, no qual dois idiotas ativistas da esquerda lançaram um rojão contra um cinegrafista da rede Bandeirante de Televisão, idiotas aqueles que foram apoiados pela ativista de alcunha Sininho, que era protegida pelo deputado Freixo, do RJ.

Porque hoje os ativistas bolsonaristas têm que fazer da esma forma? Não aprendemos nada?

Este fato novo ocorrido ontem, 20/05, em MG, na cidade de Barbacena com o repórter cinegrafista Robson Panzera da TV Integração, afiliada da TV Globo, mostra o quão longe estamos de sermos civilizados; nada justifica este tipo de atitude.


O agressor, que se diz empresário, é tão idiota quanto aqueles dois bárbaros que direcionaram intencionalmente o rojão contra o cinegrafista da Band que acabou indo a óbito; tem que ser responsabilizado legalmente e pagar as penas que a lei, porventura, possa vir a determinar.


Não cabe mais este tipo de atitude, que de forma leviana é induzida pelo PR Bolsonaro que em suas falas, e atitudes, acaba provocando histerismo nos ativistas idiotas de plantão.


Chega deste tipo de atitude!


É preciso que nos portemos de forma civilizada e que aprendamos que o que faz a diferença é o diálogo e o entendimento do contraditório; não cabe mais atitudes selvagens para tentar mostrar, e impor, vontades contra outrem.


Basta!
@Borba1948



MSN.COM
"Ele partiu pra cima de mim", diz cinegrafista da Globo agredido em MG

terça-feira, 12 de maio de 2020

O SFH e as políticas de habitação no Brasil

Ontem, 11/05, recebi via zap um vídeo de um corretor de imóveis brasileiro, que vive e trabalha em Miami, fazendo ofertas de imóveis a brasileiros. O que me chamou a atenção foram as condições de valor, no caso específico, e de financiamento para 30 anos; fiquei pasmo ao saber que o financiamento tem juros de 4% aa!
E isto em um país em que a esquerda teima em demonizar as instituições. Aqui no Brasil, que foi governado por esta esquerda que se auto-declama socialista, naquela época os juros eram de 10% mais a TR e hoje são de 8% mais a TR.
Que função social é esta de financiamento público, pelos bancos do governo, CEF, que usam o programa de financiamento para auferir altos lucros extorquindo o povo?
O governo deveria, através da CEF, que é um banco 100% do governo, estatal portanto, sem compromisso com o lucro exacerbado, propor e executar, realmente, politicas públicas de bem estar e de inclusão.
Porque cobrar juros de 8% aa quando a inflação no período está abaixo dos 4% aa?
Gostaria de entender a lógica "social" dos programas habitacionais implementados em todos estes anos por todos os governos qe nós brasileiros tivemos, alguns eleitos pelo voto e outros nem tanto.
Alguém pode me explicar esta lógica?
Tentaram aqui, com a "mãe dos pobres", a "gerentona" do Luis Inácio, O Apenado, a tão declarada "Anta" Dilma Roussef com aquele pretensioso programa Minha Casa Minha Vida, no qual vendiam imóveis de baixíssimo nível em valores subsidiados, ou seja com o resto da população pagando a diferença. Não deu certo como não poderia dar, é claro.
O povo logo percebeu, em sua grande maioria, do baixo nível dos imóveis - uma grande parte está aí largada porque a empreiteiras não fizeram o que deveriam fazer, visto que não eram fiscalizadas porque o mote era o da corrupção, usaram material de segunda/terceira categoria, imóveis que se deterioravam rapidamente, enfim, nem o povão queria aquelas moradias e muitos dos conjuntos, como não havia fiscalização firam tomados pelas milícias e pelo tráfico locais.
Enfim, na verdade nenhum programa de moradia, seja de baixo custo ou para a própria classe média foi executado de forma devida.
Comprar um imóvel pelo SFH, nas condições em que o programa tem, torna-se quase impossível o pagamento com as prestações subindo muito acima dos salários recebidos o que torna quase impossível manter o contrato em dia.
É preciso uma reforma real nos programas governamentais de moradia de forma que eles sejam realmente sociais, promovam o bem estar da população ao poderem adquirir suas residências.
@Borba1948

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Que Brasil é este?

Resolvi postar este escrito por entender que nossos problemas são estruturais e não tão simples de resolver, por isto vou transcrever alguns trechos de um livro de memórias que estou relendo, livro este de 1977.
👇👇

"Então os estudantes afastados da participação da vida pública; as universidades castradas, transformadas em fábricas de diplomas, quando muito, e quando melhores, transformadas em meras escolas de formação profissional, mais nada. Quer dizer, a universidade perdeu a sua função de formadora de elite, forma só profissionais, maus ou bons, mas meros profissionais; não cidadãos e muito menos cidadãos capazes de dirigir o país."

"O sistema de educação está completamente degradado e convertido, como disse, em mera formação profissional e da pior qualidade; o sistema escolar primário está pelo menos erodido, com uma erosão grave; o sistema de ensino secundário, que é o ensino principal de um país, porque é o que forma a grande maioria, se encontra nas condições que sabemos. E a grande maioria nunca chega à universidade.
As universidades se convertendo muito mais em cursos de formação profissional do que em centros de cultura geral, o que se chamava antigamente de "humanidades", quer dizer, "centro de informações", de formação não apenas técnica, mas humanística. Então, quem vai dirigir este país ?"

" A meu ver, a crise virá muito mais pelo lado político mesmo, isto é, um lado assim de cansaço."

Isto é um relato de 1977!
Já se passaram 43 anos e nada mudou!

Tudo isto para mostrar que nosso problema é estrutural, de educação, de desinformação e, sobretudo, de comprometimento com a realidade.
Está difícil e pelo visto, vai ficar ainda mais difícil se o povo não resolver que a solução de tudo está em nossas mãos através do voto e do comprometimento.
Nosso país já passou por tantos golpes de estado, ditaduras, um princípio de democracia (que ainda estamos sobrevivendo) mas não vemos com clareza um futuro melhor com políticos enganjados no ideal que o povo precisa.
Tirando a ALESP, qual a assembléia (municipal, estadual e federal) que fez doação dos seus enormes ganhos para beneficiar o povo?
@Borba1948

segunda-feira, 4 de maio de 2020

O PR Bolsonaro e seus devaneios

O PR Bolsonaro está brincando com fogo!
Ele está indo por um caminho que pode nos levar a sérios conflitos institucionais e, pelo visto, cavando sua sepultura política.
Esta atitude, embora republicana, está indo de encontro com a forma como sempre foi feita a troca de comando no exército, o que pode motivar uma insatisfação ainda maior da alta cúpula das forças armadas nacionais.
O pior de tudo é que ele está levando para o exército um vórtice político para um lugar em que política não é tratada como disse, segundo a reportagem, uma alto integrante da cúpula do exército: "As Forças Armadas são instituições de Estado, e que estão alheias a disputas políticas. O presidente tem o poder para trocar o comandante, mas sabe que não deve fazer isso sem um forte motivo durante seu mandato. Esse motivo poderia por doença, falecimento ou à pedido. Mas nunca por jogada política".
Ontem mesmo após a presença dele em ato contra as instituições, e com a agressão feita a profissionais da imprensa, imediatamente a cúpula das FA´s já repercutiu que não concorda com estas posturas.
Estamos indo por um caminho muito cheio de espinhos, caminho este que pode nos levar a destinos que não queremos mesmo que alguns dos nossos políticos estejam, e estão, a conspirar contra este governo no ensejo de lucrarem politicamente neste ano eleitoral.
O PR Bolsonaro está sendo inconsequente da forma mais idiota que possa ou talvez, a melhor definição, ele está testando para poder ver a possibilidade de ter um governo com viés de caudilhismo apoiado por alguns militares, o que também pode nos levar a uma disputa dentro das FA´s, o que seria muito ruim para nosso país.Temos que aprender que este tipo de governo é coisa do passado, não cabe mais em nossa realidade; o que precisamos é sedimentar e fincar bases sólidas na democracia que está sendo testada de forma muito dura nos últimos dezesseis anos por todos os governos que passaram, tanto de esquerda como este agora de se diz de direita extrema.
Por enquanto, visto que nossas instituições democráticas e republicanas estão funcionando, mesmo com sérias restrições ao congresso e ao STF, com uma imprensa livre e com nosso livre direito de expressar não vemos a menor possibilidade de um governo caudilhista com apoio total e irrestrito das FA´s brasileiras, o que seria um caminho sem volta e com sérias possibilidades de haver uma convulsão social.
Espero, sinceramente, que nosso PR seja iluminado em seu caminho e que, neste momento de confronto que ele está propondo, tenha sua mente acalmada e com o pensamento voltado ao grande criador para poder exorcizar todos estes maus pensamento e atitudes.