segunda-feira, 4 de maio de 2020

O PR Bolsonaro e seus devaneios

O PR Bolsonaro está brincando com fogo!
Ele está indo por um caminho que pode nos levar a sérios conflitos institucionais e, pelo visto, cavando sua sepultura política.
Esta atitude, embora republicana, está indo de encontro com a forma como sempre foi feita a troca de comando no exército, o que pode motivar uma insatisfação ainda maior da alta cúpula das forças armadas nacionais.
O pior de tudo é que ele está levando para o exército um vórtice político para um lugar em que política não é tratada como disse, segundo a reportagem, uma alto integrante da cúpula do exército: "As Forças Armadas são instituições de Estado, e que estão alheias a disputas políticas. O presidente tem o poder para trocar o comandante, mas sabe que não deve fazer isso sem um forte motivo durante seu mandato. Esse motivo poderia por doença, falecimento ou à pedido. Mas nunca por jogada política".
Ontem mesmo após a presença dele em ato contra as instituições, e com a agressão feita a profissionais da imprensa, imediatamente a cúpula das FA´s já repercutiu que não concorda com estas posturas.
Estamos indo por um caminho muito cheio de espinhos, caminho este que pode nos levar a destinos que não queremos mesmo que alguns dos nossos políticos estejam, e estão, a conspirar contra este governo no ensejo de lucrarem politicamente neste ano eleitoral.
O PR Bolsonaro está sendo inconsequente da forma mais idiota que possa ou talvez, a melhor definição, ele está testando para poder ver a possibilidade de ter um governo com viés de caudilhismo apoiado por alguns militares, o que também pode nos levar a uma disputa dentro das FA´s, o que seria muito ruim para nosso país.Temos que aprender que este tipo de governo é coisa do passado, não cabe mais em nossa realidade; o que precisamos é sedimentar e fincar bases sólidas na democracia que está sendo testada de forma muito dura nos últimos dezesseis anos por todos os governos que passaram, tanto de esquerda como este agora de se diz de direita extrema.
Por enquanto, visto que nossas instituições democráticas e republicanas estão funcionando, mesmo com sérias restrições ao congresso e ao STF, com uma imprensa livre e com nosso livre direito de expressar não vemos a menor possibilidade de um governo caudilhista com apoio total e irrestrito das FA´s brasileiras, o que seria um caminho sem volta e com sérias possibilidades de haver uma convulsão social.
Espero, sinceramente, que nosso PR seja iluminado em seu caminho e que, neste momento de confronto que ele está propondo, tenha sua mente acalmada e com o pensamento voltado ao grande criador para poder exorcizar todos estes maus pensamento e atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário