terça-feira, 12 de maio de 2020

O SFH e as políticas de habitação no Brasil

Ontem, 11/05, recebi via zap um vídeo de um corretor de imóveis brasileiro, que vive e trabalha em Miami, fazendo ofertas de imóveis a brasileiros. O que me chamou a atenção foram as condições de valor, no caso específico, e de financiamento para 30 anos; fiquei pasmo ao saber que o financiamento tem juros de 4% aa!
E isto em um país em que a esquerda teima em demonizar as instituições. Aqui no Brasil, que foi governado por esta esquerda que se auto-declama socialista, naquela época os juros eram de 10% mais a TR e hoje são de 8% mais a TR.
Que função social é esta de financiamento público, pelos bancos do governo, CEF, que usam o programa de financiamento para auferir altos lucros extorquindo o povo?
O governo deveria, através da CEF, que é um banco 100% do governo, estatal portanto, sem compromisso com o lucro exacerbado, propor e executar, realmente, politicas públicas de bem estar e de inclusão.
Porque cobrar juros de 8% aa quando a inflação no período está abaixo dos 4% aa?
Gostaria de entender a lógica "social" dos programas habitacionais implementados em todos estes anos por todos os governos qe nós brasileiros tivemos, alguns eleitos pelo voto e outros nem tanto.
Alguém pode me explicar esta lógica?
Tentaram aqui, com a "mãe dos pobres", a "gerentona" do Luis Inácio, O Apenado, a tão declarada "Anta" Dilma Roussef com aquele pretensioso programa Minha Casa Minha Vida, no qual vendiam imóveis de baixíssimo nível em valores subsidiados, ou seja com o resto da população pagando a diferença. Não deu certo como não poderia dar, é claro.
O povo logo percebeu, em sua grande maioria, do baixo nível dos imóveis - uma grande parte está aí largada porque a empreiteiras não fizeram o que deveriam fazer, visto que não eram fiscalizadas porque o mote era o da corrupção, usaram material de segunda/terceira categoria, imóveis que se deterioravam rapidamente, enfim, nem o povão queria aquelas moradias e muitos dos conjuntos, como não havia fiscalização firam tomados pelas milícias e pelo tráfico locais.
Enfim, na verdade nenhum programa de moradia, seja de baixo custo ou para a própria classe média foi executado de forma devida.
Comprar um imóvel pelo SFH, nas condições em que o programa tem, torna-se quase impossível o pagamento com as prestações subindo muito acima dos salários recebidos o que torna quase impossível manter o contrato em dia.
É preciso uma reforma real nos programas governamentais de moradia de forma que eles sejam realmente sociais, promovam o bem estar da população ao poderem adquirir suas residências.
@Borba1948

Nenhum comentário:

Postar um comentário