segunda-feira, 6 de outubro de 2025

O Brasil e seus escroques

(A matéria a qual me refiro está no final em link que pode ser acessado - Empresário investigado na Farra do INSS celebra lucros em culto evangélico e ironiza: "Mão de Deus")

A que ponto chega a falsidade destes "malandros", para dizer o mínimo, mas na verdade escroques, atribuindo a riqueza amealhada nas falcatruas e roubos advindos da bandalheira feita através do INSS, e de seus comparsas, que roubaram dinheiro dos aposentados na boa fé dos mesmos, à "Mão de Deus".

Maior vergonha deveria ser destes pseudos "pastores" pois levam os escroques ao púlpito para celebrarem e darem testemunhos sem o menor pudor; triste o país no qual cidadãos misturam a fé com a hipocrisia.

Infelizmente esta é a nossa realidade e, sinceramente, não vejo nenhuma luz no fim deste túnel pois os governantes, e legisladores, por nós eleitos também não fazem o menor esforço para a acabar com este cleptoestado que se implantou em nosso país. 

Governadores presos por prevaricarem e assaltarem os cofres públicos, alguns juízes e desembargadores que se aliam aos criminosos vendendo sentenças e afagando as ORCRINS que se estabeleceram por aqui, senadores, prefeitos, deputados e vereadores chafurdando na lama do crime organizado dando aval às coisas da criminalidade.

Tudo está interligado, já não me causa tanta estranheza ver estes "evangélicos" usarem da religião para se promoverem e tentar com estas atitudes, e em conjunto com seus "coach´s" pastores, se vangloriarem do seu sucesso da mesma forma que os influencer´s fazem quando pregam a seus idiotizados seguidores, alguns com dezenas de milhões de pobres coitados, pobres mesmo, não só no sentido do espírito, mas sim de riqueza, vendendo apostas e demonstrando um materialismo exacerbado, cultuando somente o ganho a qualquer custo.

Outro dia na internet, vendo uma reportagem acerca de um influencer, ex policial militar e já condenado usando tornozeleira eletrônica, novamente indiciado em Alagoas por vender falsas rifas, tinha um vídeo de um casal, que foram também presos na mesma operação, com milhões de seguidores e na fala da mulher ela dizia claramente que "meus seguidores são pobres e precisam acreditar no que posto", mostrando claramente como eles exploram a ignorância e a ganância dos pobres coitados por eles iludidos.

Seguindo neste rumo, a desesperança de um estado com seus governantes cheios de seriedade e probidade, acabei por ver uma matéria na Internet- O Cleptoestado Brasileiro, a Karistocracia e o Desarmamento: Uma Análise Crítica, na qual o autor, Lucas Silveira (não sei quem é e nem na matéria faz qualquer alusão ao mesmo), achei interessantes alguns tópicos que relato abaixo:

1 - Cleptocracia - Quando o Estado se Serve da Nação 

A Cleptocracia - "governo de ladrões", caracteriza regimes em que os detentores do poder usam o Estado como instrumento para desviar recursos, beneficiar aliados e se blindar de qualquer forma de responsabilização. (boa definição).

Segue: O Brasil vive sob esse modelo há décadas, como demonstrado por escândalos como o Mensalão, o Petrolão (ele só não colocou as Rachadinhas)............

Não é exagero dizer que o Estado brasileiro, em muitos de seus níveis, se converteu em um sistema de pilhagem institucionalizada.

2 - Karistocracia - A Promoção dos Inaptos

Primeiro: este termo "Karistocracia" não encontrei em nenhum dicionário, mas entendo que ele quis se referir a Aristocracia, que é uma forma de governo onde o poder é exercido por uma classe privilegiada que se considera superior.

Ele escreve:

" "Karistocracia" é o governo dos piores - e o Brasil oferece inúmeros exemplos disso: ministros sem qualificação técnica, parlamentares cujo único nico mérito é a lealdade partidária, presidentes de estatais indicados por milhas políticas e burocratas que ignoram o bem público em troca de vantagens pessoais.

Esse sistema é autossustentável: os incompetentes promovem outros incompetentes, eliminando os capazes e os honestos. Isto não falha - é método. Afinal quanto mais fraco e desinformado for o povo, mais fácil será governá-lo."

Depois entra em discussão sobre o desarmamento o que não vem ao caso.

3 - Juristocracia - A Toga Como Instrumento de Dominação (Leiam também: Juristocracia não é Democracia - Manoel Gonçalves Ferreira Filho, professor emérito de Direito Constitucional da USP, em artigo publicado no site Consultor Jurídico em 07/04/2025 - https://www.conjur.com.br/2025-abr-07/juristocracia-nao-e-democracia/ )

"A Juristocracia se instaura quando cortes constitucionais se tornam o centro do poder político de um pais. Foi o que Ran Hirschl descreveu em Towards Juristocracy (Havard, 2004). No Brasil vemos isso com clareza: o Supremo Tribunal Federal acumula funções de legislador, executor, censor e árbitro político.  Julga casos fora de sua competência, impõe pautas que o povo rejeitou nas urnas, e intervém em decisões do Executivo e do Legislativo sem qualquer freio institucional.

A consequência direta disso é o colapso da separação dos poderes - e, portanto, do Estado de Direito."

Mais uma vez volta ao assunto do desarmamento o que não vem ao caso.

Mas vejam que ele toca na ferida do momento pelo qual passamos em nosso país, de extremada desorganização constitucional, momento este que  nos leva a disputas politicas insanas, a um claro divisionismo com o clamor maléfico do "nós e eles", só nos trazendo mais desunião e disputas.

Quero deixar bem claro aqui que não compactuo com as ideias pregadas em tudo o que os colunistas deste site escrevem, mas uma pequena parte do escrito naquela publicação tem tudo a ver  com o meu pensar sobre o momento politico crucial no qual vivemos no nosso pais.

Sinceramente, vejo pouquíssimas chances de mudanças no rumo político atual, não vejo nenhuma liderança que possa realmente realizar tantas modificações em tão pouco tempo, não me iludo, porém acredito que ainda temos chances de promover todas a mudanças necessárias exercendo a democracia através do voto eliminando estas pragas, e párias, que insistem em nos dominar.

@Borba1948 

ceborba.blogspot.com 

https://m5ports.com/?post_type=post&p=5654

Nenhum comentário:

Postar um comentário