Vale a pena ouvir o que ela tem a dizer.
Sempre disse que nossas universidades foram tomadas por um idealismo idiota, que foram aparelhadas para atender interesses outros que não a educação e a pesquisa, atividade fim de qualquer universidade. Nossas universidades públicas federais, principalmente, estão tomadas por pessoas que só se interessam por política ao invés de focar em formação de profissionais e pesquisa.
Basta observar o quanto dos valores que são repassados pelo governo federal são perdidos pelos gestores das nossas universidades para ver que, em quase sua totalidade, mais de 70 %, algumas até com 80%, dos recursos alocados para pagamento de salários e benefícios pouco restando para custeio, educação propriamente dita e pesquisa.
Não cabe, no meu entender, ser colocado como reitor alguém no qual o corpo docente (bem que poderia ser doente) tem seus interesses partidários e ideológicos mas sim quem sabe fazer gestão para que a universidade seja um elemento propagador de conhecimento e não de benefícios puramente salariais.
Que algum dia possamos ver nossas universidades públicas federais sendo geridas por pessoas comprometidas com a ciência e o conhecimento em primeiro lugar, deixando as querelas políticas e ideológicas para discussões rasas, e sem comprometer o desempenho acadêmico. Pessoas que vislumbrem associações com investidores em pesquisa, tanto científica quanto sociológicas, mas visando futuro e recursos advindos da pesquisa científica.
Sonho, talvez, mas só assim teremos um belo futuro pela frente.
@Borba1948
https://www.instagram.com/reel/Cnpj8F8D7TR/?igshid=NjcyZGVjMzk=
Nenhum comentário:
Postar um comentário